Curta Plantar água: um resgate histórico do abastecimento comunitário da Costa de Dentro

Priscila dos Anjos

O curta Plantar Água: a história do abastecimento de água na Costa de Dentro surgiu da vontade do Conselho Comunitário (CODEN) de registrar a história da transformação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água comunitário. 

O vídeo apresenta narrativas contadas por moradores da localidade sobre suas histórias de vida entrelaçadas com suas experiências no bairro e as diferentes formas que encontravam para captar água. De Dorvalina, que conta sobre sua chegada na década de 1970 na Costa e a captação por nascentes a Eugênio que é um dos voluntários para a manutenção do sistema de ponteiras nos dias de hoje, são relatadas no curta histórias de moradores e suas relações com a água.

O “Plantar Água” compôs a programação da Semana ODS na Prática, uma ação realizada para dar visibilidade às iniciativas que trabalham para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elencados em 2015 em Assembleia Geral da ONU. O CODEN é signatário do Movimento ODS Santa Catarina e organizou no dia 25/09/2021 uma transmissão ao vivo para debater sobre a importância da preservação do Aquífero Costa dos Açores. Neste evento o curta foi exibido e acompanhado de um debate. 

Assista o curta: 

Assista a live.