A recarga dos mananciais, na Costa de Dentro

Em março de 2022, fomos até a sede do Conselho Comunitário da Costa de Dentro (CODEN), na região sul da Ilha de Santa Catarina. Pudemos ver de perto o sistema de abastecimento da Costa de Dentro em funcionamento, destacando alguns aspectos dessa gestão comunitária e colaborativa, administrada pelo CODEN:

  • A água é captada dos mananciais subterrâneos no terreno do Conselho Comunitário, em duas ponteiras entre 12 e 18m de profundidade;
  • Das ponteiras, a água segue para a caixa d’água do CODEN, onde recebe tratamento com cloro e tem suas propriedades químicas monitoradas;
  • Da caixa d’água, o abastecimento segue para 198 unidades consumidoras (aprox. 600 pessoas), entre os moradores do Bairro Costa de Dentro.
  • O consumo é monitorado por hidrômetros instalados pela CODEN. O valor arrecadado com o pagamento da taxa de água não visa lucro, é reinvestido na melhoria do sistema de abastecimento da CODEN, como nos mostra Vilmar Gercino Correia.
  • Em um dia de chuva como esse, podemos ver parte do ciclo das águas recarregando os mananciais da Costa de Dentro, como nos mostra Eugênio Luiz Gonçalves.

Veja mais videos e postagens com a experiência do CODEN da Costa de Dentro:

Sobre a caixa, a ponteira e a gestão

Curta Plantar água: um resgate histórico do abastecimento comunitário da Costa de Dentro