Sobre a caixa, a ponteira e a gestão

Gabriel Luz Siqueira de Aquino Vieira

Estudante PIBIC

Nesta postagem trazemos três vídeos com o intuito de nos aprofundarmos no sistema independente de água da Costa de Dentro. Localizado ao sul da ilha, próximo ao litoral da Enseada do Pântano do Sul e com uma gama de morrarias ao seu redor, onde se localizam nascentes muito bem preservadas, ali existem ótimos aquíferos, que abastecem o sistema dos Açores e da Costa. O sistema da Costa é comunitário e, em seu começo, abastecia 30 residências, hoje, abastece 198, sendo usufruída por mais ou menos 600 pessoas.

Em A ponteira do Sistema de Abastecimento de Água da Costa de Dentro, Vilmar Gercino Correia  – Morador da Costa de Dentro e membro do Conselho Comunitário da Costa de Dentro (CODEN) – nos apresenta uma das ponteiras – existem 2 ponteiras que abastecem a caixa d’água – mais especificamente, a mais recente, que tem uma profundidade de, aproximadamente, dezoito metros. Assim, Vilmar apresenta o poço e nos diz que ele foi cavado, foram colocados dois canos, a ponteira e uma bomba para poder ser realizada a retirada de água, existindo, também, um sistema que certifica se é necessária ou não a retirada de mais água.

Como exposto por Vilmar no vídeo intitulado A caixa d’água e os motores do Sistema de abastecimento de água, são três motores que lançam a água para as residências que fazem parte desse sistema de abastecimento – eles trabalham de acordo com o consumo de água. Após a água ser retirada do poço, ela é levada a uma caixa d’água, que tem uma capacidade de dez mil litros, onde passa por um tratamento com cloro – tratamento esse iniciado após 2018 – e, depois, é impulsionada pelos três motores para os seus respectivos usuários – sendo o encanamento construído pelos mesmos.

Por último, ouvimos o depoimento de Eugênio Luis Gonçalves – outro morador da Costa de Dentro e membro do Conselho Comunitário da Costa de Dentro (CODEN), que trabalha lá desde 2018. Em sua fala, é colocado sobre como age esse sistema de colaboração eficaz, e que existe a colaboração não parte só da diretoria, que está ali voluntariamente, mas de duas empresas que ajudam com a cobrança e a manutenção. Ao falar da cobrança, é pontuado que cada residência tem seu hidrômetro e acontece uma leitura mensal, de forma que, cada morador pode consumir 15 m3 por 40 reais, a partir disso se torna 10 reais por cada m3.