Relatório parcial: Sistema Independente da Costa de Dentro

Este é um relatório parcial que contém dados sobre as práticas de gestão do Sistema Independente da Costa de Dentro

Priscila dos Anjos, doutoranda em Antropologia Social no PPGAS/UFSC

A Costa de Dentro e o Sistema Independente da Costa de Dentro

A Costa de Dentro está localizada na região sul de Florianópolis, no litoral de uma planície pantanosa, no distrito do Pântano do Sul.  De acordo com entrevistas realizadas com moradores que estão há 70 anos na localidade, a característica da área era rural por volta dos anos 1960. A sua via principal servia de caminho de carro de bois. E haviam alguns engenhos de farinha na região. Os moradores plantavam café, e outros alimentos e criavam galinhas, vacas e bois. Era frequente a troca de mantimentos entre moradores da Costa de Dentro e da Armação, onde os moradores costumavam trocar o que plantavam por peixes.  

Até a década de 1980, os moradores possuíam métodos individuais de acessar a água para consumo. Eles relatam que haviam famílias que captavam água por meio de poços e canos acoplados às nascentes onde construíam pequenas barragens. Era comum dividir a água entre os vizinhos. Prática que consistia em fazer a ligação de canos a uma infraestrutura já existente e em funcionamento. Com o crescimento da população residente, em 1985, foi criado o Conselho Comunitário da Costa de Dentro (CODEN), para organizar e construir um sistema de abastecimento de água que atendesse os moradores, já que não havia uma infraestrutura estatal que oferecesse o serviço. Naquele momento foi desenvolvida a estrutura do sistema semelhante ao que conhecemos nos dias de hoje e que ao longo deste relatório será descrito. A água é captada no Aquífero da Costa dos Açores, que atravessa a comunidade. Os moradores fazem a gestão da água coletivamente. O sistema distribui água em 200 casas e mobiliza poços, canos e lutas pela preservação do aquífero.

https://vimeo.com/614565609\

O Sistema e seus objetos

O Sistema da Costa de Dentro tem uma narrativa originária que se desenvolve e se modifica ao longo do tempo. Ele está em diálogo com os que o acessam, e também faz conexões por toda a cidade. Ele tem corpo, e cada um dos seus membros executam funções distintas, porém complementares. Nesta pesquisa, onde buscamos observar e descrever socialidades em torno da gestão da água em localidades onde a gestão do abastecimento da água é feita por moradores, percebemos que o Sistema é personagem importante na vida social da Costa de Dentro e são atribuídos a ele alguns sentidos. 

Sob a terra, há 18 metros, parte do Sistema se revela. Mas não podemos dizer que este é o início da interação do mesmo com o ambiente e com os moradores locais. Essa interação é cíclica. As morrarias costeiras que cercam a localidade recebem as chuvas e as vegetações as absorvem. A permeabilidade da terra e das raízes de plantas fazem brotar nascentes e pequenos riachos. Rios são abastecidos e o Aquífero Costa dos Açores é recarregado. O Aquífero, que é uma formação geológica subterrânea do tipo sedimentar, costura caminhos por meio de suas rochas porosas, passa sem ser visto por quintais e atravessa a via principal irregularmente. Em alguns pontos ele ganha fôlego na superfície ocupando calçadas de terra e a rua. Apesar de pouco visto, ele é cotidianamente notado. Não somente porque irá transbordar por torneiras, mangueiras, chuveiros e canos pelas moradias, mas também porque será evocado em espaços de decisão municipal e em atos políticos. Os moradores trazem o Aquífero à tona para que não se construam mais casas por onde ele passa de forma próxima à superfície terrestre. 

Em torno do pátio que guarda a sede do Conselho Comunitário da Costa de Dentro (CODEN), uma perfuração de 18 metros na terra e em rochas leva uma bomba subterrânea ao encontro do Aquífero. Acoplada a um cano largo, a bomba acionada pelos que fazem a gestão do Sistema puxa a água para a cisterna que armazena o líquido e o distribui por uma rede de encanamento. No verão, quando as, até então, vazias casas de veraneio são habitadas, a população aumenta na localidade, e o consumo de água também. Os que acompanham o Sistema, percebem que a bomba de água já não dá conta de captar o volume necessário para não faltar água nas casas. Dessa forma, mais um motor da bomba d’água é acionado, assim mais água é retirada do Aquífero. 

Boa parte da rede de encanamento que distribui a água nas casas é subterrânea. É possível ver alguns canos junto aos muros das moradias. Em frente às moradias e entre os canos estão os hidrômetros. São eles que medem o consumo da água. Se os moradores usarem até 15m³ (quinze metros cúbicos) de água mensalmente, pagam uma taxa fixa. Mas se passarem deste volume de uso terão que pagar uma porcentagem extra sobre o valor fixado.  

Imagem: quadro de fotos registradas em campo entre março e setembro de 2022. 

As práticas em torno do Sistema

Quando falamos em gestão de um sistema independente de água, estamos nos referindo a um coletivo de práticas cotidianas que fazem o abastecimento de água ser possível numa comunidade. As práticas encontradas na Costa de Dentro vão desde coletar amostras para acompanhar a qualidade da água, até anotar mensalmente os gastos de cada casa ligada ao sistema. 

Na Costa de Dentro podemos descrever as seguintes práticas recorrentes: anotação mensal de gastos de água de 200 residências, registro de dados de gastos com água em planilhas para que seja gerado um documento de cobrança do serviço, entrega de contas de água em papel para moradores que não utilizam meios digitais, recebimento de pagamentos dos usuários do sistema, coleta de amostra de água para enviar para análise laboratorial, monitoramento da experiência dos usuários com o abastecimento a partir de um aplicativo de mensagens, manutenções em encanamentos a partir de demandas inesperadas, verificação semanal do funcionamento das bombas elétricas que captam água do Aquífero Costa dos Açores, observação da paisagem e da relação das chuvas com as cachoeiras e mananciais locais, ação política em espaços deliberativos no município e proteção ambiental das áreas onde se tem conhecimento da existência do aquífero. Na figura a seguir é possível observar uma sequência de fotos que revela objetos e algumas das práticas descritas.

Saídas de campo e materiais produzidos e publicados

O mapeamento dos objetos e práticas do Sistema Independente da Costa de Dentro só foi possível por meio de saídas de campo presenciais e contínuas realizadas entre 2021 e 2022. Nessas oportunidades foram realizadas entrevistas com moradores e observação-participante durante atividades realizadas para garantir o funcionamento do Sistema. Utilizamos câmeras fotográficas e gravadores de áudio como meio de fazer pesquisa e a partir dos registros feitos elaboramos textos, sequências de imagens e vídeos que contam histórias e descrevem as  redes sociotécnicas, e as práticas cotidianas presentes em torno do Sistema. Confira abaixo o registro resumido das saídas de campo, suas respectivas datas e os links para o acesso dos materiais publicados.

DataDescrição resumida da saída de campoLinks dos materiais produzidos a partir das entrevistas
14/08/2021Este foi o primeiro dia de campo presencial na Costa de Dentro. A equipe do projeto conheceu, presencialmente, Eugênio, Vilmar, Valina e mais um outro morador na sede do Conselho Comunitário da Costa de Dentro (Coden). Nesse dia fizemos uma longa entrevista em áudio e duas entrevistas em vídeo, entrevistando os moradores da localidade Valina e Vilmar. Trechos das entrevistas realizadas com Vilmar:
https://vimeo.com/649606381
https://vimeo.com/649645727 
11/09/2021À pedido do Coden, e especialmente do Eugênio, a equipe do projeto fez naquele dia quatro entrevistas em vídeo para compor um documentário sobre a história do Sistema de água. A ideia era mostrar a história do sistema independente da Costa de Dentro. A equipe composta por uma profissional de comunicação e a pesquisadora Priscila dos Anjos, fizeram entrevistas em vídeo com o biólogo Pedro, e o morador Eugênio. Na semana seguinte a equipe fez a edição das imagens. Foi lançado então o vídeo documental Plantar Água em uma live no Movimento ODS.Documentário Plantar Água: 
https://vimeo.com/614565609\
Trechos das entrevistas realizadas com Pedro, Teresa, Eugênio: 
https://vimeo.com/643200984
https://vimeo.com/649660165
https://vimeo.com/643200417
11/10/2021 e 12/10/2021Neste dia, a pesquisadora Priscila dos Anjos foi até a Costa de Dentro de bicicleta, num dia em que o tempo estava chuvoso, com o intuito de registrar lugares pelo caminho onde a água estava se manifestando. Neste dia, a pesquisadora ficou hospedada no Costa Hostel Bar,  para passar uma noite na comunidade. Foram produzidas fotografias que estão anexadas ao caderno de campo da pesquisadora em questão. 
27/11/2021Neste dia, a equipe do projeto fez um campo na Costa de Dentro, para acompanhar o morador Vilmar em sua atividade de anotar os gastos de água em 200 residências. A atividade faz parte de um conjunto de práticas realizadas pelos moradores para viabilizar o funcionamento do Sistema de Água. Vilmar passa de casa em casa para anotar quanto de água os moradores estão utilizando, esta anotação impacta no valor das cobranças das águas feitas mensalmente. Vídeo produzido na saída de campo: https://vimeo.com/676852791

12/03/22Nesta saída de campo, a coordenadora do Projeto, Viviane Vedana, e os demais membros, foram à Costa de Dentro, para conhecer coletivamente o Sistema de água. Neste campo realizado em um sábado, o morador Eugênio apresentou novamente os objetos técnicos que compõem o sistema. Assim como falou sobre a paisagem costeira a qual está o sistema. Também foi possível acompanhar o trabalho de Vilmar, que no dia estava recebendo os pagamentos dos moradores, pelo gasto da água, na sede do Conselho Comunitário. Vídeo produzido:https://vimeo.com/696335376
07/05/2022 e 25/06/2022À convite do Conselho Comunitário, a pesquisadora do Projeto Sistemas Independentes participou de duas oficinas de cuidado da horta comunitária que há na sede do Sistema, a poucos metros do local onde é captada água. O cuidado coletivo da horta contou com pelo menos 30 pessoas, todas moradoras da Costa de Dentro. O espaço da horta e o ato de plantar também é observado neste projeto, pois pode-se relacionar com a manutenção do Sistema de água. 
14/05/2022Esta saída de campo foi realizada na Praia da Solidão, localidade que fica próxima a Costa de Dentro. O objetivo foi o de conhecer o rio que deságua na praia, conhecido de Rio das Pacas. E acompanhar uma oficina da retirada de “plantas invasoras” por biólogos da UFSC. De acordo com moradores, há diversas nascentes de água nas morrarias do entorno da Costa de Dentro, e o Rio das Pacas é alimentado por algumas dessas nascentes, assim como o Aquífero, onde é captada a água do Sistema.  Vídeo produzido a partir da saída de campo:https://vimeo.com/710107343
15/07/22 Nesta data um dos membros da equipe foi até a Audiência Pública regional do Plano Diretor realizada na escola municipal localizada na Costa de Dentro. Isso porque, a atuação política da comunidade foi identificada como parte das práticas de fazer o sistema independente de água. 
30/11/2022Um grande volume de chuva caiu em Florianópolis neste dia. Muitos pontos da cidade ficaram alagados. Com o intuito de verificar a interação das fortes chuvas com o ambiente onde está localizado o Sistema de água, os pesquisadores solicitaram aos moradores que enviassem fotos e vídeos. 

Resultados parciais 

Este relatório revela que a pesquisa realizada sobre o Sistema Independente da Costa de Dentro alcançou alguns dos resultados esperados pelo Projeto de Pesquisa Sistemas independentes de abastecimento de água: etnografia das práticas cotidianas e memórias em torno dos manejos coletivos e dos acessos à água potável em Florianópolis. O projeto tinha como proposta geral conhecer os sistemas independentes de abastecimento de água na Ilha de Santa Catarina, para observar como as suas infraestruturas se articulam aos aspectos ambientais, históricos e culturais de diferentes territórios na cidade.

A partir do trabalho de campo realizado na Costa de Dentro foi possível observar as práticas cotidianas em torno do funcionamento do sistema, assim como descrevê-las e publicá-las. Ao longo da pesquisa os aspectos ambientais, históricos e culturais foram sendo revelados. 

A gestão coletiva do sistema independente, por exemplo, está atrelada a história da comunidade, ao ponto que o Conselho Comunitário do bairro foi criado em 1985 para viabilizar uma gestão compartilhada do abastecimento de água, onde os que compunham a diretoria se tornaram responsáveis pelas atividades de manutenção do sistema independente. 

Já as práticas cotidianas realizadas para reparos e manutenção no sistema são pautadas a partir de uma noção sobre os limites de habitação do local e captação de água do aquífero. Para os moradores é preciso “plantar água”, uma prática que consiste em proteger as áreas de conservação, entender a geografia da comunidade e saber onde a água passa pelo subsolo, embargar obras de grandes empreendimentos e até de casas que possam impactar o lençol freático e não asfaltar a rua para garantir a permeabilidade da chuva por meio dos blocos de concreto.  Dessa forma os interlocutores da comunidade da Costa de Dentro foram mostrando à equipe de pesquisa de que forma se relacionam com o ambiente em que vivem. 

A pesquisa de campo também revelou que a qualidade da água é vista pelos moradores da Costa de Dentro a partir de suas experiências cotidianas em torno do consumo da água, marcada pela proximidade e conhecimento que possuem sobre as etapas do Sistema e pela história da implementação do mesmo. Como mostram os seguintes trechos de entrevistas com moradores da Costa de Dentro:

Porque a nossa água, na verdade, ela nem precisa de tratamento. Ela não precisa passar por laboratório. Porque ela é pura, ela é uma das águas, daqui dessa região, mais puras. Ela é uma riqueza. Se tu pegar água da torneira tu podes tomar ela sem medo porque ela é muito pura. Então é isso que a gente tem que valorizar na nossa água. Tem gente que toma água de bambona, mas eu tomo água da torneira, eu uso aquele filtro de barro. E então a nossa água, tu podes pegar e ir com o copo direto na torneira e pode tomar sem medo. Ela é uma água pura. (Fala de Dorvalina, Diário de campo, 14 de agosto de 2021).

A nossa água aqui é boa, não precisa de tratamento nenhum, a gente faz porque a vigilância sanitária exige. Cloro mesmo a gente coloca porque eles pedem. Lá em casa eu bebo direto da torneira. (Fala de Vilmar, Diário de campo, 14 de agosto de 2021).

A qualidade da água da Costa de Dentro é afirmada também, pelos moradores, na sua diferenciação com a água da CASAN, a empresa que possui a concessão para captação, tratamento e distribuição de água em Florianópolis. A água distribuída é vista como não pura pelos moradores entrevistados, justamente pelos complexos processos bioquímicos a que é sujeita. 

A qualidade da água possui diferentes contornos para a prefeitura e para moradores da Costa de Dentro. A comunidade adota como protocolo de tratamento a adição de pastilhas de cloro, a testagem laboratorial e a disponibilização dos dados à vigilância sanitária. Mas nas falas, moradores que consomem e administram o sistema afirmam em seus discursos que a água captada é pura, mesmo sem os tratamentos recomendados.

Por fim, obtivemos como resultados alcançados nesta pesquisa a compreensão da rede sociotécnica desenvolvida na Costa de Dentro, e seus significados, para o abastecimento de água por meio de uma escuta de histórias dos moradores antigos e a observação das práticas cotidianas e comunitárias para o abastecimento de água. Para divulgar esses resultados, tornando públicos dados relevantes a respeito da gestão do acesso à água realizamos registros audiovisuais de cada objeto técnico que compõe o sistema de água como a ponteira, a caixa d’água e os motores do sistema, assim como os processos de gestão da água como a leitura mensal dos hidrômetros. Também foram produzidos vídeos sobre aspectos ambientais, como o abastecimento do aquífero que alimenta o sistema e a recarga dos mananciais. Os vídeos foram publicados no website do projeto.   

Podemos apresentar ainda como resultado parcial da pesquisa, a produção de vídeos sobre o Sistema que foram solicitados pelos próprios moradores para a exibição em eventos promovidos pela comunidade. O curta “Plantar Água”, por exemplo, foi produzido a partir do pedido de moradores da Costa de Dentro, com o intuito de exibi-lo na “Semana ODS na Prática”, uma evento realizado para dar visibilidade às iniciativas que trabalham para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elencados em 2015 em Assembleia Geral da ONU. O Conselho Comunitário da Costa de Dentro é signatário do Movimento ODS Santa Catarina e organizou no dia 25/09/2021 uma transmissão ao vivo para debater sobre a importância da preservação do Aquífero Costa dos Açores. Neste evento o curta foi exibido e acompanhado de um debate. 

Considerações finais

Nos próximos meses de 2023 (abril, maio e junho), os pesquisadores do projeto irão se empenhar em etnografar as práticas do uso das águas dentro das casas da comunidade. O objetivo é aprofundar as reflexões do projeto sobre os usos da água captada pelo Sistema Independente e os significados produzidos e evocados por esses usos no cotidiano dos moradores da Costa de Dentro. 

Também nos próximos meses será produzido um material impresso contendo um infográfico do Sistema da Costa de Dentro, que informe as etapas do Sistema e os aspectos culturais e históricos encontrados dentro da pesquisa. O intuito é disponibilizar o banner para exibição contínua na sede do Conselho Comunitário da Costa de Dentro. 

Referências

A CAIXA d’água e os motores do Sistema de abastecimento de água. Florianópolis: Projeto Sistemas Independentes, 2022. Son., color. Disponível em: https://vimeo.com/649645727. Acesso em: 3 jun. 2022.

ÁGUAS In. 2022. Com apoio da UFSC, FAPESC, IBP e CNPq. Disponível em: https://aguasindependentes.cfh.ufsc.br. Acesso em: 2 jun. 2022.

AKRICH,  Madeleine.  2014.  “Como  descrever  os  objetos  técnicos?” Boletim Campineiro de Geografia, 4(1), p. 161 – 182.

ANJOS, Priscila dos. Curta Plantar água: um resgate histórico do abastecimento comunitário da costa de dentro. um resgate histórico do abastecimento comunitário da Costa de Dentro. 2021. Disponível em: https://aguasindependentes.cfh.ufsc.br/2021/10/06/titulo-teste-teste-teste/. Acesso em: 2 jun. 2022.

A PONTEIRA do Sistema de Abastecimento de Água da Costa de Dentro. Florianópolis: Projeto Sistemas Independentes, 2022. Son., color. Disponível em: https://vimeo.com/649606381. Acesso em: 3 jun. 2022

A RECARGA dos mananciais, na Costa de Dentro. Florianópolis: Projeto Sistemas Independentes, 2022. Son., color. Disponível em: https://vimeo.com/696335376. Acesso em: 3 jun. 2022.

DEVOS, Rafael Victorino; BARBOSA, Gabriel Coutinho; VEDANA, Viviane. 2015. La

production du paysage. Pratiques de pêcheurs en bord de mer (Santa Catarina, Brésil) Études

rurales, juillet-décembre 2015, 196, p. 57-72, 2015.

DEVOS, Rafael Victorino; SOARES, Ana Paula Marcante; ROCHA, Ana Luiza Carvalho.

Habitantes do Arroio: memória ambiental das águas urbanas. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 22, p. 51-64, jul./dez. 2010. Editora UFPR.

FLORIANÓPOLIS. Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento (org.). PLANO MUNICIPAL INTEGRADO DE SANEAMENTO BÁSICO. 2010.Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/infraestrutura/index.php?cms=plano+integrado+de+sane

amento+basico. Acesso em: 12 set 2020.

GESTÃO Comunitária do Sistema Independente da Costa de Dentro – Eugênio Luiz Gonçalves. Florianópolis: Projeto Sistemas Independentes, 2022. Son., color. Disponível em: https://vimeo.com/643200417. Acesso em: 3 jun. 2022.

O AQUÍFERO Costa dos Açores – Pedro Simas. Florianópolis: Projeto Sistemas Independentes, 2022. Son., color. Disponível em: https://vimeo.com/643200984. Acesso em: 3 jun. 2022.

UM DIA de leitura da água na Costa de Dentro. Florianópolis: Projeto Sistemas Independentes, 2022. Son., color. Disponível em: https://vimeo.com/676852791. Acesso em: 3 jun. 2022.

VIEIRA, G.L.S. Sobre a caixa, a ponteira e a gestão. Águas Independentes, 2022. Disponível em: https://aguasindependentes.cfh.ufsc.br/2022/04/04/sobre-a-caixa-a-ponteira-e-a-gestao/. Acesso em dia: 2 de jun. de 2022

FLORIANÓPOLIS. Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento (org.). Plenária Final da 2a Conferência Municipal de Saneamento Básico de Florianópolis 2018.

http://www.pmf.sc.gov.br/sites/2cmsb/index.php?cms=plenaria+final+++resultados&menu=0. Acesso em 17 de set 2020.

STAR, Susan Leigh. 1999. “The Ethnography of Infrastructure”. American Behavioral Scientist. Vol. 43, No. 3, Pp. 377-391.

STEFANELLI, RICARDO (org.). Casan 45 anos: uma história cheia de futuro. Florianópolis:

Fábrica de Comunicação, 2016.

TSING, Anna Lowenhaupt. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno.

Brasília: IEB Mil Folhas. 2019.