A crise hídrica no VII Festival Planeta.Doc

Na sua VII edição, o Festival Planeta.Doc apresenta vários filmes que abordam a chamada “crise hídrica” mundial. São filmes que abordam algumas histórias das águas que nos interessam diretamente no nosso projeto: como a infraestruturas de barragens de geração de energia elétrica impactou grandes bacias hidrográficas? Como são os modelos em disputa pela gestão da água potável na América Latina? O que aconteceu com os mananciais de água potável nas cidades brasileiras?
A curadoria do festival selecionou algumas obras que se encontram disponíveis online produzidas nos últimos anos. Suas histórias engajdas da vida das águas nos ajudam a descobrir que a crise hídrica mundial é uma crise das infraestruturas que impactaram bacias hidrográficas, que transformam mananciais de água doce em recurso natural, mercadoria. Há uma saída para essa crise? Reserva ou recurso natural: podemos encontrar outras formas de tratar a água, para além desses dois lados da mesma moeda?

Entre o jornalismo, a pesquisa e o ativismo ambiental, sses filmes são também uma pista interessante para descobrir diferentes formas de acessar as dinâmicas hídricas, pela imagem em movimento.

Algumas sugestões:

Água Mole Pedra Dura Brasil, 2017: https://planetdoc.org/agua-mole-pedra-dura/

O filme, um apelo global a uma mudança de paradigma, testemunha a maior crise hídrica da história de São Paulo enquanto faz uma investigação profunda sobre a gestão de recursos hídricos na cidade e discute os fatos com especialistas, moradores, vítimas e ativistas.
Direção: James Robert Lloyd & Flavia Angelico

DamNation (Malditas Barragens) – EUA, 2014: https://planetdoc.org/damnation/

DamNation é um documentário de advocacia de 2014 sobre as mudanças de atitude nos Estados Unidos em relação ao grande sistema de barragens no país.
Direção: Travis Rummel e Ben Knight

Idade da Água – Brasil, 2018: https://planetdoc.org/idade-da-agua/

Um alerta sobre a questão da falta de água no planeta e sobre a cobiça internacional pela Amazônia, o maior reservatório de água doce do planeta. Além de concentrar 20% da água potável do mundo, a Amazônia é a região com maior possibilidade de manter seus mananciais nas próximas décadas, graças à umidade de sua floresta.
Direção: Orlando Senna

Damocracy – Brasil, 2013: https://planetdoc.org/damocracy/

Todd Southgate viaja dos cantos mais profundos da floresta amazônica no Brasil, para as montanhas e planícies férteis da Mesopotâmia, na Turquia e desconstrói o mito das barragens como a energia “verde”. em foco, a discução de dois projetos gigantescos: Belo Monte no Brasil e ilisu na Turquia.
Direção: Todd Southgate

Wather Makes Money (QuemControla a Água?) – França, 2010: https://planetdoc.org/quem-controla-a-agua/

Na América Latina, EUA, África e Europa, surgem movimentos para trazer o fornecimento de água de volta às mãos dos cidadãos. O filme Quem Controla a Água? ajuda a tomar uma decisão consciente.
Direção: Leslie Franke e Herdolor Lorenz

A Nascente Mora Aqui – Brasil, 2020: https://planetdoc.org/a-nascente-mora-aqui/

O filme trata da importância social, ambiental e cultural da praça Homero Silva, conhecida por possuir diversos mananciais e uma ampla área verde no meio da metrópole de São Paulo.
Direção: Gabriela Nassar

A Cura do Rio – Brasil, 2018: https://planetdoc.org/cura-do-rio/

Um velho conhecido da etnia Krenak, o Watú – o famoso Rio Doce – está doente. Através de um ritual xamânico, corpo e natureza se unem para um diálogo profético que enxerga a catástrofe, mas também a salvação do rio. O filme mostra o impacto da tragédia de Mariana em um grupo indígena Krenak.
Direção: Mariana Fagundes

5 vezes Chico – o velho e sua gente – Brasil, 2015: https://planetdoc.org/5-vezes-chico-o-velho-e-sua-gente/

Cinco diretores fazem uma jornada afetiva por cada um dos cinco Estados banhados pelo rio São Francisco. O filme mostra a fé, as paixões, as lendas e a busca pela sobrevivência nas comunidades ribeirinhas desse rio que corta o sertão e deságua no mar do Nordeste brasileiro.
Direção: Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes

Veja mais no site do festival: https://planetdoc.org/home-2/
“A Rede Planet.doc é constituída por Universidades, Instituições Científicas e educativas, Organizações Não Governamentais, Organizações Ambientais, Estudantes, Jornalistas e cineastas do Brasil e América Latina. Promove anualmente a exibição de filmes do Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc e campanhas audiovisuais temáticas durante todo o ano.”