O saneamento básico em Florianópolis entre 1909 e 1913

No dia 11 de abril de 2022, a equipe de pesquisa do projeto realizou uma saída de campo no escritório do engenheiro e funcionário da CASAN aposentado Átila Ramos. O engenheiro e pintor recebeu os professores e estudantes com o contorno da ilha de Santa Catarina já desenhado em um quadro branco, com o intuito de narrar a história do saneamento no formato de aula. Algumas cadeiras já estavam postas em frente ao quadro. Aos poucos, o desenho foi ganhando círculos coloridos para apontar regiões onde infraestruturas de saneamento foram realizadas, e risco que faziam ligações entre esses círculos para mostrar uma continuidade no desenvolvimento de infraestruturas de água. 

Átila Ramos é natural de Florianópolis (1944) e cresceu no bairro do Saco dos Limões. Graduou-se na Universidade Federal de Santa Catarina em 1969, e logo que se formou, começou a trabalhar na Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) como engenheiro, onde trabalhou por 37 anos. Enquanto funcionário da CASAN, Átila passou a se interessar pela preservação da memória do saneamento básico catarinense, por isso iniciou pesquisas sobre a história do saneamento, resgatando nos arquivos da empresa pública documentos históricos, como contas de água e fotografias de obras públicas do saneamento da cidade. A partir destas pesquisas Átila lançou os seguintes livros: O Saneamento em dois tempos: Desterro e Florianópolis (1983), Memória Do Saneamento Desterrense (1986), Saneamento básico catarinense: resgate da história do saneamento básico em Santa Catarina (1990) e O Saneamento básico catarinense: datas principais 1645-2006 (2006). Todos esses títulos possuem exemplares na Biblioteca Universitária da UFSC. 

A linha do tempo abaixo apresenta as informações narradas por Átila Ramos na saída de campo sobre as características do saneamento básico em Florianópolis entre 1909 e 1913.