Canos, caixas, relógios na Praia do Pântano do Sul

Beatriz Demboski Búrigo (PPGAS/UFSC)

O abastecimento de água na Praia do Pântano do Sul não acontece exclusivamente através de um sistema independente, diversas casas começaram a receber água da CASAN em 2021, algumas já recebem água de ambos os sistemas, outras apenas com o sistema independente que é gerido pela Associação de Moradores do Pântano do Sul (Ampsul), e ainda existem casas que encanam água direto de fontes vindas dos morros.

Para pensar junto com essa diversidade dentro das possibilidades de abastecimento de água que chegam ao bairro, essas fotos foram feitas através de um passeio pelas ruas, onde o olhar estava voltado para os canos e relógios de água (medidores) que demarcam o momento quando esta chega nas casas. Podemos pensar nesse medidor de água como fronteira entre o que é público (Estado, representado pela CASAN, ou associação de moradores) e privado no abastecimento de água – são os dois lados do medidor que indicam onde começa a casa, onde começa a rua. 

Até o momento, o abastecimento independente de água, administrado pela associação de moradores, não se dava através de medição da quantidade da água, apenas da cobrança de uma taxa única por residência. A transição deste abastecimento para o modelo da CASAN impõe aos moradores o investimento na construção de caixas em frente às suas casas para receberem o relógio que vai medir, quantificar e precificar a água. 

Caixas em espera: canos e registros conectam a água que vem da associação, enquanto as caixas aguardam o relógio da CASAN.

Com um olhar mais atento nota-se a presença dos canos de abastecimento independente de água em cada casa.

Quando os relógios chegam, os canos que ligam a casa ao abastecimento da associação de moradores podem perder função e continuar ali partidos ou bloqueados, como na foto.

O processo de transição do abastecimento de água é recente, as mudanças visíveis são diárias, algumas caixas ainda estão envoltas em plástico, em outras obras os tijolos aguardam os canos da CASAN.

Este modelo de abastecimento da CASAN também significou a divisão da água, antes em terrenos onde um cano abastecia diversas casas.